Chave Móvel Digital com biometria

Ativar a Chave Móvel Digital com os seus dados biométricos.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e de assinatura certificado pelo Estado português. Esta solução permite que os utilizadores acedam a portais públicos ou privados, aos serviços públicos e assinem documentos com um único login. Para tal basta associar um número de telemóvel ao número de identificação civil para os cidadãos portugueses, ou o número de passaporte ou título/cartão de residência para os cidadãos estrangeiros.

O que é?

Assim que a Chave Móvel Digital com Biometria estiver disponível, vai poder utilizar a câmara incorporada no seu telemóvel para confirmar a sua identidade e aderir. Vai poder utilizar a imagem do seu rosto, bem como a sua impressão digital para confirmar a sua identidade e autenticar-se com Chave Móvel Digital. Uma forma mais simples de utilizar a Chave Móvel Digital.

Como vai funcionar?

A sua impressão digital, ou a imagem da sua cara, é recolhida e comparada com a imagem que consta no cartão de cidadão. Os serviços públicos vão estar sempre consigo no seu telemóvel ou computador, de uma forma simples e segura.

Benefícios

  • Aceder aos sites das Finanças, da Segurança Social Direta, Serviço Nacional de Saúde, bancos e outros serviços de forma mais simples, sem leitor de cartões ou código PIN do cartão de cidadão
  • Facilitar a assinatura de contratos públicos, contratos de promessa de compra e venda, declarações de venda automóvel, atas de assembleias municipais ou outros documentos
  • Obter o certificado digital Covid-19, de registo criminal ou fazer uma matrícula escolar de forma mais simples
  • Aderir e aceder à Chave Móvel Digital sem complicações

Entretanto, já ativou a sua Chave Móvel Digital?

promotores

Entidade coordenadora:

Logótipo da Agência para a Modernização Administrativa

Números entidades envolvidas:

Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP)

Explore também

25 serviços mais relevantes para cidadãos e empresas

Aceda aos serviços públicos online com maior impacto, de forma simples e intuitiva.

Aguarde um momento...