Portugal associa-se a movimento internacional que une sustentabilidade e tecnologia

«Precisamos das Agendas Verde e Digital totalmente alinhadas», afirmou o Secretário de Estado da Transição Digital, André Aragão de Azevedo, que acrescentou que «o contributo que a transição digital pode dar para acelerar a eficiência dos processos e da gestão dos recursos, através da incorporação tecnológica, é essencial para a sustentabilidade e futuro da nossa economia e sociedade».

O Secretário de Estado referia-se ao Digital With Purpose, uma iniciativa da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) que une sustentabilidade e tecnologia, e junta parceiros públicos e privados de várias partes do mundo – e ao qual o Primeiro-Ministro António Costa deu o seu apoio –, que foi apresentado na Web Summit, em Lisboa. 

O objetivo é criar mais valor de negócio através da tecnologia digital, indo ao encontro do cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. 

O movimento pretende capacitar os vários setores económicos (energia, transportes, agricultura, educação, saúde e administração pública), tendo também identificado temas de impacto digital em cinco áreas prioritárias: a Ação Climática, a Economia Circular, a Cadeia de Fornecedores, a Inclusão Digital e a Confiança Digital. 

Estes temas compõem grupos de trabalho que irão avaliar a performance de cada organização, o que resultará na atribuição de uma certificação independente Digital with Purpose.

Aberto a todas as organizações que se queiram juntar, a iniciativa será apresentada oficialmente no dia 1 de junho, na Digital Assembly, em Lisboa durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. 
Os líderes empresariais de todos os setores estão convidados a juntarem-se ao Digital With Purpose com o desafio para cada um se interrogar sobre qual será o seu papel na conceção de uma sociedade digital através da inovação e da tecnologia digital.

Vanda de Jesus, diretora executiva da Portugal Digital, disse que «este é o tempo para agir, estamos num momento da história em que o digital assumiu um papel preponderante», acrescentando que «criar um Portugal mais digital também é criar um Portugal mais sustentável».

A iniciativa Digital With Purpose foi apresentada com um filme-manifesto que conta com a participação do Primeiro-Ministro António Costa. 

A .PT e a APDC surgem como as primeiras organizações portuguesas a subscrever este manifesto.

Aguarde um momento...