Identificação Empresa

Nome da empresa*:

NIF*:

Deve inserir um NIF válido!

Nome do Contacto*:

Email do Contacto*:

Deve inserir um email válido e que nunca foi usado

Qual o seu conhecimento sobre as decisões relativas a digitalização dos processos ou negócio?*

Sou o decisor principal

Faço parte da equipa que toma as decisões

Influencio as decisões e tenho conhecimento sobre o tema

Não tenho qualquer envolvimento

Qual a sua função na empresa?*

Gerente, administrador, presidente, CEO

Diretor Financeiro ou equivalente

Diretor de Operações ou equivalente

Diretor de Marketing ou equivalente

Diretor de Sistemas de Informação ou equivalente

Outro Diretor

Outro, por favor especifique

Iniciar

Responda a todas as questões para avançar

1. Caracterização da organização e participante

Em qual dos seguintes setores melhor se enquadra a atividade principal da sua empresa?*

Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca

Indústrias extractivas

Indústrias transformadoras

Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio.

Captação, tratamento e distribuição de água; saneamento, gestão de resíduos e despoluição.

Construção

Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos

Transportes e armazenagem

Alojamento, restauração e similares

Atividades de informação e de comunicação

Atividades financeiras e de seguros

Atividades imobiliárias

Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares

Atividades administrativas e dos serviços de apoio

Educação

Atividades de saúde humana e apoio  social

Atividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas

Outras atividades de serviços

Atividades das famílias empregadoras de pessoal doméstico e atividades de produção das famílias para uso próprio

Atividades dos organismos internacionais e outras instituições extra-territoriais

Qual o volume de negócios da sua empresa?*

Menos de 100 mil euros

Entre 100 mil e 500 mil euros

Entre 500 mil euros e 2 milhões de euros

Entre 2 e 10 milhões de euros

Entre 10 e 50 milhões de euros

Mais de 50 milhões de euros

Qual a localização da sede da sua empresa?*

Qual a idade da sua empresa (anos de funcionamento)?


Retroceder

Seguinte

Responta a todas as questões

para avançar

Estratégia e Inovação

Uma empresa tem maturidade na dimensão Estratégia e Inovação quando está aberta à mudança e inovação e tem a capacidade de planear e fomentar de forma contínua a transformação digital da empresa.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância da tecnologia para a sua empresa?*

A tecnologia não é uma prioridade do negócio.

A tecnologia começou a ser utilizada para facilitar alguns processos.

A tecnologia é importante para a eficiência dos processos e diversas tecnologias já foram adotadas pela empresa.

A tecnologia é fundamental para transformar o negócio, principalmente no relacionamento com os cliente e na automatização de tarefas.

A tecnologia está completamente integrada no negócio, tornando a empresa inovadora na sua área e com forte capacidade de resposta às mudanças no mercado.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a estratégia de inovação na sua empresa?*

A empresa não tem interesse em inovar ou existe aversão ao risco.

A empresa implementou algumas iniciativas de inovação como resposta a ameaças da concorrência ou para melhorar procedimentos.

A empresa está interessada na transformação digital e em oportunidades de inovação que diferenciem o negócio. Existem algumas mudanças já implementadas e outras planeadas.

A empresa tem uma estratégia de transformação e inovação no negócio. Utilizando tecnologias digitais o negócio já obteve mudanças significativas.

A empresa utiliza diversas tecnologias digitais que facilitam a adaptação do negócio às transformações do mercado. A empresa vai à frente no mercado em termos de inovação e distingue-se da concorrência.

Qual a participação dos colaboradores nos processos de mudança e inovação da empresa?*

Os colaboradores não estão envolvidos nos processos de mudança ou inovação da empresa.

Alguns colaboradores proactivamente implementam ou sugerem pequenas mudanças.

Os colaboradores são incentivados pela empresa a participarem na mudança.

A maior parte dos colaboradores apoia ou está envolvida de alguma forma no processo de mudança ou inovação.

Todos os colaboradores estão envolvidos na inovação da empresa e participam em ações regulares de comunicação ou formação.

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Capital e Finanças

Maturidade na dimensão Finanças é a capacidade da empresa gerir a sua rentabilidade de forma sustentada, conhecendo em cada momento a situação atual e tendo capacidade de prever os resultados.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a sua empresa no que diz respeito à gestão financeira?*

A empresa adquire clientes e gera receitas o melhor que pode. Não existe clareza sobre se conseguirá sustentar uma rentabilidade e tesouraria positivas.

A empresa toma algumas decisões táticas no sentido de planear a sua situação financeira. Tem alguma capacidade de prever / prevenir os seus resultados financeiros.

A empresa faz a monitorização da situação financeira de forma regular e são feitas previsões que permitem antecipar opções e desenvolver uma estratégia de negócio.

A empresa tem como prioridade gerar lucro e uma tesouraria positiva. A análise financeira e previsões são feitas regularmente logo a seguir ao final de cada período.

A tecnologia implementada permite monitorar dados financeiros em tempo real e fazer boas previsões, o que permite à empresa decidir rapidamente em função dos seus objetivos de resultado do negócio.

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela empresa?*

Software de faturação

Faturação eletrónica

Solução para análise financeira

Solução de gestão de tesouraria

Solução de gestão orçamental

Solução de gestão de ativos

Solução de análise financeira em tempo real / BI (business analytics)

Nenhuma das anteriores

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Cibersegurança e Privacidade

Maturidade na dimensão Cibersegurança e Privacidade é a capacidade de proteger os dados da empresa, dos clientes, parceiros e colaboradores.

Quais das seguintes afirmações melhor descreve a sua empresa no que diz respeito à segurança dos dados?*

A empresa não implementou ainda nenhuma medida de cibersegurança.

A empresa implementou algumas ferramentas básicas como anti-virus e backups.

A empresa tem automatizado diversos mecanismos de proteção dos dados e da privacidade dos clientes (anti-virus, backups, atualização de software, opt-in e opt-out de clientes).

A empresa tem todos os mecanismos de proteção implementados e os seus colaboradores têm formação em cibersegurança.

A empresa tem um plano de resposta a incidentes e testa regularmente a recuperação de operações.

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela empresa?*

Antivírus e antimalware

Atualizações automáticas de software (correção de erros e atualizações lançadas pelos fabricantes)

Mecanismos de consentimento e de proteção da privacidade dos dados dos clientes

Backup automático de dados e sistemas

Soluções de autenticação e controlo de acessos

Encriptação de dados

Nenhuma das anteriores

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Clientes

Maturidade na dimensão Clientes é a capacidade de abordar o negócio com foco no cliente, oferecer boas experiências com base no que o cliente precisa e como quer ser tratado, suportada por tecnologia que permita o envolvimento e conhecimento dos clientes. Entende-se por experiência do cliente a perceção e resposta emocional (aquilo que ele pensa e sente) de um cliente à relação e interações que tem com a empresa / marca.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua empresa à experiência do cliente?

Não existe uma preocupação com a experiência do cliente.

A empresa usa ocasionalmente o feedback do cliente para melhorar produtos ou serviços.

A empresa começou a entregar experiências ao cliente com base no conhecimento sobre os mesmos.

A empresa utiliza diferentes fontes (contacto direto, redes sociais, dados dos clientes, etc.) para conhecer os clientes e recolher a informação contida no feedback dado por estes.

A empresa está focada em oferecer experiências para satisfazer as necessidades dos clientes que se encontram em constante evolução. Para isso utiliza tecnologia analítica, feedback do cliente, dados sociais e de procura.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve os canais através dos quais a sua empresa interage com os clientes?

A interação com o cliente é feita cara-a-cara e existe um número de telefone de contacto.

O email é utilizado para responder a contactos dos clientes ou enviar informação.

A empresa utiliza vários canais de interação com o cliente (telefone, email, mensagens telemóvel, website, etc) mas de forma desintegrada e sem uma estratégia definida.

A empresa tem uma abordagem de negócio multicanal e a comunicação é consistente nos vários canais. Existe algum intercâmbio de dados entre os canais e sistemas de backoffice.

A empresa tem uma abordagem de negócio multicanal personalizada de acordo com o canal, com o cliente e com o contexto (por exemplo, num dia de sol envia mensagem por telemóvel a clientes jovens para ação ao ar livre, ou no dia de aniversário envia email para cliente com promoção na loja online, etc)

Quais das seguintes práticas de marketing online existem na sua empresa?*

Publicidade em sites de terceiros / portais (display)

Publicidade em redes sociais

Publicidade em motores de pesquisa (Google, pesquisa Sapo, etc)

Publicidade em aplicações móveis

SMS Marketing (envio de mensagens para telemóvel)

Email Marketing

Search Engine Optimization (SEO) (otimização dos websites para os motores de busca)

Video Marketing

Marketing de influência (utilização de influenciadores com impacto nas redes sociais para promoção dos produtos e serviços)

Nenhuma das anteriores

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua empresa?*

Perfil da empresa no Google (Google My Business)

Registo da empresa em diretórios de serviços e comércio do setor/local

Domínio próprio: www.<nomedaempresa>.pt

Email corporativo

Soluções de pagamentos eletrónicos no local (cartões, mbway)

Solução para marcações e/ou venda online

Website com informação sobre a empresa, produtos e serviços

Website com loja online própria

Perfil numa rede social

Perfis em mais do que uma rede social com comunicação regular

CRM: Gestão de informação de clientes e contactos, gestão de interação com clientes, análise de informação de clientes

CRM: Gestão de campanhas multicanal

Software analítico para análise do cliente e seu comportamento

Integração de canais com processos administrativos

Nenhuma das anteriores

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Processos e Operações

Maturidade na dimensão Processos Operações é a capacidade de tornar a empresa mais ágil e eficiente através da digitalização de processos e automatização de tarefas. Empresas líderes também estão focadas em utilizar analítica para obter informação decisiva.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua empresa à digitalização e automatização de processos?*

A empresa utiliza tecnologia básica/equipamentos básicos como PCs, portáteis, telemóveis e folhas de cálculo para ajudar a gerir os processos. A maioria dos processos é manual.

Alguns processos estão digitalizados. Ainda há necessidade de muito trabalho manual.

A maioria dos processos está digitalizada, são suportados por tecnologia que reduz o trabalho manual e o papel.

A maioria dos processos está digitalizada e existem ferramentas analíticas que fornecem informação importante para tomar decisões.

Todos os processos estão digitalizados e a manutenção necessária é mínima. Ferramentas analíticas são usadas regularmente para otimizar os processos. Todas as tarefas passíveis de automatização estão automatizadas.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a situação da sua empresa em relação a plataformas de trabalho?*

Não existem soluções de colaboração implementadas e o acesso a soluções móveis é restrito

Alguns colaboradores ou equipas utilizam algumas soluções gratuitas de forma localizada e isolada.

A empresa utiliza alguma tecnologia de colaboração (organização de documentos online, mensagens e emails, etc) acessíveis de qualquer lugar onde haja um equipamento

A empresa promove a utilização de soluções de colaboração e produtividade e distribui equipamento de acesso (pode ser telemóvel) pela maioria dos colaboradores

Existe um ambiente de trabalho virtual entre equipas de trabalho.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve os sistemas de informação da sua empresa ?*

Não temos sistema de informação

As nossas aplicações de software não estão integradas

Os nossos sistemas estão parcialmente integrados

Os nossos sistemas estão na sua maioria integrados

Os nossos sistemas estão todos integrados

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua empresa?*

Conectividade e acesso à internet de banda larga

Software para gestão de documentos e ficheiros (sharepoint, ms office, google, etc)

Solução para os processos de vendas

Software ERP - gestão empresarial integrada

Software de colaboração para equipas (video-conferência, mensagens instantâneas ou outras ferramentas de colaboração em equipa)

Aplicações móveis de suporte às operações (registo de pedidos do cliente num restaurante, verificação de stocks numa loja, etc)

Soluções analíticas sobre dados operacionais

Software de monitorização de equipamentos / ambiente / local de trabalho (eletricidade, equipamentos, etc )

Soluções de automatização do workflow de processos (RPA)

Tecnologias avançadas (inteligência artificial, internet-of-things, realidade virtual ou aumentada, robótica)

Nenhuma das anteriores

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Parcerias

Maturidade na dimensão Parcerias é a capacidade criar um ecossistema dinâmico de parceiros que ajudem a empresa a ter sucesso num mercado cada vez mais digital. Para uma empresa pequena os parceiros (desde áreas comerciais ou logísticas a financeiras) são fundamentais para aumentar as suas capacidades competitivas.

Qual das afirmações melhor descreve a estratégia da sua empresa relativamente a parcerias?*

A empresa não considera os seus fornecedores como parceiros

A empresa está a começar a definir quais os parceiros chave que precisa na sua atividade

A empresa estabeleceu contratos com alguns parceiros para colmatar necessidade de competências não existentes na empresa

A empresa tem um modelo de parcerias que permite aproveitar e alavancar recursos externos e aumentar o seu tamanho e presença no mercado.

A empresa possui um modelo de parcerias adaptável que permite responder de forma ágil e dinâmica a um mercado em evolução e às necessidades dos clientes

Qual das afirmações melhor descreve a participação da sua empresa em ecossistemas empresariais do setor de atividade em que atua? *

(Um ecossistema empresarial é um conjunto de empresas/entidades que se conectam entre si, em relações comerciais ou de cooperação com o objetivos de desenvolvimento do negócio. Pode ser um agrupamento em torno de uma região, em torno de um setor de atividade, em torno de uma técnica ou tecnologia. Por exemplo: associações empresariais de uma região e/ou setor de atividade, clusters de colaboração definidos pela CE, etc)

A empresa não se relaciona com nenhuma associação / ecossistema

A empresa está inscrita numa associação mas não utiliza ou utiliza esporadicamente os serviços da mesma

A empresa é ativa nas associações / ecossistemas em Portugal, para obter conhecimento ou cooperar para a inovação no seu negócio

A empresa é ativa nas associações / ecossistemas, em Portugal e/ou no estrangeiro, para obter conhecimento ou cooperar para a inovação no seu negócio

A empresa está continuamente envolvida com os ecossistemas mais inovadores que representam um papel fundamental no desenvolvimento do seu negócio e posicionamento no mercado

Quais dos seguintes tipos de parcerias/relacionamento com fornecedores foram estabelecidas pela sua empresa?*

Parceiros/fornecedores de marketing e agências criativas

Parceiros/fornecedores para suporte a redes sociais

Parceiros/fornecedores para suporte a contabilidade e finanças

Parceiros de negócio que complementam a oferta da empresa ou com quem constroem novas ofertas

Parceiros comerciais / marketplaces

Parceiros/fornecedores tecnológicos

Nenhuma das anteriores

Retroceder

Seguinte

Responda a todas as questões

para avançar

Obrigado pela sua participação!

O seu formulário foi submetido com sucesso e os dados já foram processados.

Curioso por ver a avaliação da maturidade da sua organização na transformação digital?

Ver resultados

(*) - Resposta obrigatória
Powered by IDC