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1. Caracterização da organização e participante

Qual a localização da sede da sua organização?*

Em qual dos seguintes setores melhor se enquadra a atividade principal da sua organização?*

Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca

Indústrias extractivas

Indústrias transformadoras

Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio.

Captação, tratamento e distribuição de água; saneamento, gestão de resíduos e despoluição.

Construção

Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos

Transportes e armazenagem

Alojamento, restauração e similares

Atividades de informação e de comunicação

Atividades financeiras e de seguros

Atividades imobiliárias

Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares

Atividades administrativas e dos serviços de apoio

Educação

Atividades de saúde humana e apoio  social

Atividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas

Outras atividades de serviços

Atividades das famílias empregadoras de pessoal doméstico e atividades de produção das famílias para uso próprio

Atividades dos organismos internacionais e outras instituições extra-territoriais

A atividade principal da sua organização está focada em que tipo de clientes, na sua maioria?*

Consumidores (B2C)

Empresas / Administração Pública (B2B ou B2G)

Ambos os grupos de igual forma

Qual o volume de negócios da sua organização?*

Menos de 100 mil euros

Entre 100 mil e 500 mil euros

Entre 500 mil euros e 2 milhões de euros

Entre 2 e 10 milhões de euros

Entre 10 e 50 milhões de euros

Entre 50 e 250 milhões de euros

Mais de 250 milhões de euros

Qual a percentagem de crescimento do volume de negócios no último ano fiscal?


Que percentagem do negócio é proveniente da exportação?


Qual a sua função na organização?*

Gerente, administrador, presidente, CEO

Diretor Financeiro ou equivalente

Diretor de Operações ou equivalente

Diretor de Marketing ou equivalente

Diretor de Sistemas de Informação ou equivalente

Outro Diretor

Outro, por favor especifique

Qual o seu envolvimento nas decisões relativas a digitalização dos processos ou negócio?*

Sou o decisor principal

Faço parte da equipa que toma as decisões

Influencio as decisões e tenho conhecimento sobre o tema

Não tenho qualquer envolvimento

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Responta a todas as questões

para avançar

Intensidade digital

Quais das seguintes situações relativas a tecnologia se aplicam à sua organização? *

A organização tem Website

A organização tem acesso à internet com velocidade de download de pelo menos 30 Mb/s (30 megabits por segundo)

A organização tem Website com pelo menos uma das seguintes funcionalidades: descrição de produtos e serviços, listas de preços; possibilidade dos visitantes customizarem produtos e serviços online; seguimento de encomendas; conteúdo personalizado para visitantes recorrentes.

Mais de 50% dos empregados utiliza computador com acesso à internet para efeitos do trabalho

Mais de 20% dos empregados têm equipamentos portáteis com capacidade de ligação a internet móvel, para efeitos de trabalho

A organização tem faturas eletrónicas com capacidade de processamento automático

A organização adquire serviços de cloud computing para além dos básicos (e-mail, office, armazenamento de ficheiros). Por exemplo: software de contabilidade, software de Customer Relationship Management, alojamento de base de dados, etc

A organização tem colaboradores especialistas em TIC

A organização tem vendas via e-commerce de pelo menos 1% do volume de negócios

A organização analisa big data, internamente ou externamente

A organização utiliza impressão 3D

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Estratégia e Inovação

Maturidade na dimensão Estratégia e Inovação é a capacidade de fomentar uma gestão e cultura em que a transformação digital é um princípio fundamental na organização.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância da tecnologia para a sua organização?*

A tecnologia não é uma prioridade do negócio.

A tecnologia começou a ser utilizada para facilitar os processos e operação do negócio.

A tecnologia é chave para o negócio e diversas tecnologias já foram adotadas pela organização.

A tecnologia é essencial para transformar o negócio, principalmente no relacionamento com os cliente e na automatização de processos.

A tecnologia digital está completamente embebida no negócio, tornando a organização disruptiva, ágil e resiliente.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a cultura de inovação na sua organização?*

Existe uma cultura de resistência à mudança ou avessa ao risco e a inovação é mínima.

Algumas iniciativas de inovação podem surgir no contexto de uma equipa, ou mesmo de um indivíduo, mas com pouca visibilidade ou impacto no negócio.

A liderança da organização promove a mudança para uma cultura de inovação, incentivando o foco no desenvolvimento de novas oportunidades.

Empregados e gestores a todos os níveis partilham uma cultura de inovação ágil e proactiva que visa adaptar-se rapidamente ao mercado em evolução.

Uma cultura de inovação contínua constitui o príncipio fundamental da organização, é abrangente e atravessa todos os níveis do negócio.

Qual das afirmações melhor descreve a estratégia de transformação digital da sua organização?*

A transformação digital não é bem compreendida e não existe uma estratégia digital para a organização.

A liderança da organização interessa-se pela transformação digital e suporta iniciativas digitais isoladas focadas em eficiências operacionais.

Existe uma estratégia única de transformação digital para a organização e um plano de implementação estabelecido.

A transformação digital está integrada em toda a empresa. A estratégia de transformação está embebida na estratégia de negócio.

A organização está transformada digitalmente. O digital é o novo normal.

Qual das afirmações melhor descreve a estratégia da sua organização relativamente a parcerias?*

A organização não tem parceiros mas sim fornecedores.

A organização está a começar a definir a abordagem a parcerias para os seus melhores fornecedores.

A organização construiu um modelo de parcerias mas é tático.

A empresa tem um modelo de parceria robusto que permite aproveitar e alavancar recursos externos e aumentar o seu tamanho e presença no mercado.

A empresa possui um modelo de parceria adaptável que permite responder de forma ágil e dinâmica a um mercado em evolução e às necessidades dos clientes.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização ao financiamento das iniciativas digitais?*

O financiamento de iniciativas digitais está associado aos custos com tecnologia e assenta num orçamento (orçamentos anuais, semestrais, etc.).

O financiamento de iniciativas digitais é atribuido caso a caso, decidido com base num benefício específico e localizado.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios assentes numa estratégia digital e no contributo para os objetivos de negócio.

O financiamento de iniciativas digitais utiliza critérios assentes numa estratégia digital, no contributo para os objetivos do negócio e no benefício para o ecossistema (clientes, empregados, parceiros).

O financiamento de iniciativas digitais contempla aquisições estratégicas, impacto no ecossistema de negócio e tem em consideração o potencial disruptivo das iniciativas.

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Confiança e Segurança

Maturidade na dimensão Confiança e Segurança é a capacidade de assegurar um negócio e processos digitais confiáveis para todos os stakeholders, incluindo clientes, parceiros e empregados. À medida que as condições globais mudam e a incerteza aumenta, a confiança está a tornar-se um fator preponderante e construir uma empresa segura é a base dessa confiança. Empresas que não são confiáveis não irão ter sucesso a longo prazo.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à privacidade?*

Os dados do cliente são considerados um recurso para personalização da experiência do cliente e monetização, com pouca preocupação com privacidade.

Os regulamentos e a pressão do mercado obrigam a organização a estabelecer medidas de privacidade para evitar penalizações.

O controle de dados pessoais são disponibilizados aos clientes numa base limitada, geralmente com base em opt-out. Estratégias mais abrangentes para a proteção de privacidade estão a emergir.

A proteção da privacidade faz parte da cultura da empresa. A compreensão e atenção à proteção de privacidade estão difundidas pela empresa.

A proteção da privacidade é vista como uma capacidade competitiva estratégica e é gerida de uma forma holística por toda a organização.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a gestão dos ciber-riscos?*

A gestão dos riscos está focada na implementação e gestão de produtos de segurança diversos e diferentes, supervisionados por técnicos de TI que gerem o risco num silo organizacional.

As medidas e ferramentas de cibersegurança são revistas e atualizadas em reação a novas ameaças e ataques a outras organizações.

A gestão dos riscos cibernéticos é tratada como uma preocupação de negócio e está focada em prevenir ou mitigar danos e perdas em ataques. Foram identificados fatores de risco fatores e impactos.

A gestão dos risco cibernéticos é uma preocupação ao nível da administração e existem estratégias para avaliar o risco e responder aos ataques.

A gestão dos riscos cibernéticos é vista como uma oportunidade para fortalecer as arquiteturas e sistemas de TI e ao mesmo tempo fortalecer a marca da organização.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à conformidade?*

Iniciativas de conformidade são levadas a cabo em resposta a requisitos regulamentares, à medida que estes se tornam conhecidos.

São utilizadas abordagens sistemáticas para identificar novos regulamentos ou alterações em regulamentos existentes, combinado processos manuais e automáticos.

Existem frameworks para, de forma proativa, compreender os impactos da regulamentação na organização e são utilizados para acelerar a capacidade de resposta e assegurar uma conformidade total.

A conformidade é alcançada de forma contínua e sustentável, e gerida via processos autónomos abrangentes, que continuamente vigiam o panorama regulatório e iniciam as mudanças necessárias.

A organização avançou para além da conformidade, com base nas razões para os regulamentos serem estabelecidos e comunica de forma proativa para proteger interessadas, demonstrar transparência, e construir confiança.

Em qual das seguintes iniciativas suportadas por tecnologias digitais (próprias ou em serviços cloud) a sua organização já investiu ?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Já Investimos Vamos investir nos próximos 12 meses
Segurança contínua de aplicações (DevSecOps)
Otimização de recursos de segurança atravez de automatização e integração
Métricas de eficiência e eficácia da segurança para uma correta atribuição dos recursos de segurança
Ambiente controlado de relação com entidades terceiras / Confiança no ecossistema
Resiliência cibernética para a resposta e recuperação com o menor impacto possível
Engenharia de privacidade que cubra todas as plataformas, endereçando direitos como o consentimento, transparência e eliminação
Arquitetura de segurança distribuída, focada na integridade de aplicações, dados e utilizadores, independentemente da sua localização

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)? (Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Segurança de redes / proteção do perímetro
Segurança dos endpoint
Gestão de identidades e autenticação nos acessos
Informação de segurança e gestão de eventos (SIEM)
Gestão de vulnerabilidades (aplicações e equipamentos)
Ferramentas de automação e orquestração de segurança
Inteligência de rede e análise de ameaças (NDR / NITA)
Deteção e resposta extendida (XDR)
Segurança da informação e dos dados
Governo, risco e conformidade (GRC)

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Relacionamento com Clientes

Maturidade na dimensão Relacionamento com Clientes é a capacidade de oferecer excelentes experiências ao cliente através de uma relação profunda e empática, desenvolvida com base no que o cliente precisa e como quer ser tratado, suportada por tecnologia que permita o conhecimento dos clientes, o envolvimento com os clientes e a medição da satisfação/experiência dos clientes. Entende-se por experiência do cliente a perceção e resposta emocional (aquilo que ele pensa e sente) de um cliente à relação e interações que tem com a organização / marca.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à experiência do cliente e empatia com o cliente?*

Não existe uma abordagem focada na experiência do cliente nem se reconhece essa necessidade. Os esforços de foco no cliente, se existirem, acontecem a nível individual ou de um departamento.

A organização reconhece a necessidade de foco no cliente mas não existe um plano ou orçamento dedicados. Ocasionalmente o feedback do cliente é utilizado para melhorar produtos ou serviços.

A liderança da organização suporta algumas iniciativas para a experiência do cliente, focadas em conhecer melhor o cliente. Os produtos ou serviços são refinados com base no conhecimento das necessidades do cliente.

Existe uma coordenação transversal de esforços para que a experiência dos clientes seja o foco de toda a organização. A organização utiliza diferentes canais e fontes de informação internas e externas para inovar e criar experiências diferenciadoras para o cliente.

Existe uma estratégia clara de experiência do cliente integrada em toda a empresa. A organização oferece produtos e serviços que de forma consistente satisfazem necessidades dos clientes em constante evolução, baseada em tecnologia analítica, feedback do cliente, dados sociais e de procura.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve os canais através dos quais a sua organização interaje com os clientes*

Existe um canal único ou canais limitados para o envolvimento com os clientes.

Existe uma abordagem multicanal para o envolvimento dos clientes mas desintegrada entre canais e com sistemas de back-office, resultando em falta de consistência.

Existe uma abordagem multicanal, padronizado de acordo com o canal, e incluindo intercâmbio de um conjunto limitado de dados entre os canais e funções de back-office.

Existem canais múltiplos e especializados, com um envolvimento do cliente consistente e personalizado, incluindo tratamento proativo dos dados dos clientes.

Omni-canais contextualizados para o envolvimento dos clientes e customizados para experiências por persona, resultando numa experiência consistente, única em todos os canais.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a sua organização no que diz respeito a métricas sobre a experiência do Cliente?*

Não existe registo ou análise de medidas quantitativas de avaliação da experiência do Cliente.

Existe um conjunto limitado de medidas quantitativas de experiência do cliente, principalmente a pontuação da satisfação dos clientes. As métricas são limitadas a uma função ou departamento.

Diversas medidas quantitativas de desempenho e dashboards, incorporando um número limitado de indicadores qualitativos relacionados com a satisfação dos clientes.

Combinação de informações e medidas de experiência dos clientes qualitativas e quantitativas com análises preditivas baseadas em dados de interações com clientes.

Utilização de inteligência artificial sobre medidas quantitativas e qualitativas e dados comportamentais dos clientes, para fornecer uma compreensão da eficácia do serviço e da empatia com os clientes.

Em qual das seguintes iniciativas suportadas por tecnologias digitais (próprias ou em serviços cloud) a sua organização já investiu ? (Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Já Investimos Vamos investir nos próximos 12 meses
Marketing e publicidade em diversos canais
Comércio omnicanal
Suporte ao cliente em diversos canais
Medição contínua da experiência do cliente
Integração e analítica de dados do cliente 360 (de todas as fontas externas e internas)
Desenho e criação de conteúdos digitais
Marketing contextual
Customização de produtos / serviços
Várias opções de pagamentos eletrónicos
Análise da jornada do cliente no seu processo de compra
Experiências virtuais e aumentadas para o cliente
Up-selling e re-selling através de análises preditivas
Marketing e publicidade em diversos canais
Comércio / reservas omnicanal
Suporte ao cliente em diversos canais
Medição contínua da experiência do cliente
Integração e analítica de dados do cliente 360 (de todas as fontas externas e internas)
Desenho e criação de conteúdos digitais
Marketing contextual
Customização de produtos / serviços
Várias opções de pagamentos eletrónicos
Análise da jornada do cliente no seu processo de compra
Experiências virtuais imersivas e aumentadas para o cliente
Up-selling e re-selling através de análises preditivas
Marketing e publicidade em diversos canais
Gestão de interações com o cliente
Suporte ao cliente em diversos canais
Medição contínua do sentimento do cliente em relação à marca
Integração e analítica de dados do cliente
Desenho e criação de conteúdos digitais
Marketing contextual
Customização de produtos / serviços
Medição da satisfação do cliente
Análise da jornada do cliente no seu processo de compra
Captação e análise de dados externos do cliente
Up-selling e re-selling através de análises preditivas

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)? (Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Email corporativo
Aplicações de gestão de clientes e contatos
Aplicações de gestão de publicidade e campanhas multicanal
Website e gestão de conteúdos
Aplicações de comércio digital
Aplicações de serviço ao cliente
Plataforma de suporte omnicanal
Plataforma de big data e analítica avançada
Aplicações de inteligência artificial
Aplicações de realidade aumentada / virtual

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Gestão da Informação

Maturidade na dimensão Gestão da Informação é a capacidade de, através de tecnologia, recolher dados das mais diversas fontes e sintetizá-los, analísá-los para retirar conclusões e aplicar essas conclusões (por exemplo através de inteligência artificial) na melhoria de decisões, operações, experiências e produtos e serviços.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à obtenção e preparação de dados?*

Os dados disponíveis são dados transacionais (de vendas, de compras, etc) acessíveis a partir dos sistemas e bases de dados de suporte ao negócio.

A organização já implementou sistemas próprios para armazenamento e catalogação de dados, aos quais têm acesso um número reduzido de pessoas.

A organização normalizou o tratamento de dados. Existem ferramentas e procedimentos definidos para aquisição, exploração e visualização de dados. Existe formação para um número alargado de pessoas fazerem uso das ferramentas.

Existe um ambiente que agrega dados de múltiplas fontes e ferramentas de extração e preparação que permite a especialistas de dados e analistas de negócio responderem a todas as necessidade de dados de forma rápida e eficiente.

A recolha e preparação de dados funciona como um serviço dentro da organização. Um serviço que fornece, em tempo real, todos os recursos necessários: dados, ferramentas e especialistas.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à utilização de dados para tomar decisões?*

Os dados são utilizados apenas para uma análise retrospetiva.

Os dados são utilizados em análises de diagnóstico fornecendo contributos para o processo de decisão.

Os dados são geridos como um ativo, utilizados em análises de decisões ou inferência estatística, fornecendo conclusões para melhorar a eficiência.

Os dados criam vantagens competitivas, adicionando valor a produtos, soluções e serviços, podendo usar-se análise preditiva.

Os dados representam o maior fator diferenciador do valor da organização podendo sugerir opções de decisão utilizando análise prescritiva.

Qual a abordagem da organização às plataformas de integração e análise de dados?*

Não existe uma abordagem de integração de dados em plataformas analíticas.

São adotadas soluções de análise de dados focadas na resolução de problemas concretos. A organização começa a analisar o que existe no mercado sobre inteligência artificial.

A organização tomou a decisão de implementar uma plataforma inteligente. O foco é em velocidade e escala.

As aplicações críticas embebem funcionalidade de inteligência artificial.

Existe uma plataforma que cobre a atividade empresarial de forma transversal, com um núcleo inteligente suportado em inteligência artificial.

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Sistema de gestão de bases de dados.
Ferramentas de integração e integridade de dados.
Data Warehouses relacionais.
Ferramentas de armazenamento de dados analíticos não relacionais
Ferramentas analíticas de visualização e reporting, para o utilizador final.
Ferramentas analíticas avançadas e preditivas.
Plataformas de inteligência artificial e machine learning
Ferramentas de análise de conteúdos.

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Pessoas e Trabalho

Maturidade na dimensão Pessoas e Trabalho é uma mudança no conceito de trabalho que promove a colaboração homem-máquina; transforma os comportamentos e competências dos trabalhadores, bem como a cultura organizacional; e oferece suporte a um ambiente de trabalho dinâmico, não limitado por hora do dia ou espaço físico.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à gestão dos colaboradores?*

A gestão de recursos humanos limita-se ao processamento operacional (recrutamento de pessoas quando necessárias, processamento de salários, etc).

A gestão de talento é considerada estratégica mas as iniciativas são ocasionais e dispersas pelos departamentos. Existe preocupação com a retenção de colaboradores.

A gestão de talento está centralizada e a organização desenvolve iniciativas para uma cultura que integra talento interno e externo à organização.

A organização implementou políticas abrangentes de gestão de talento para assegurar a atração e retenção do melhor talento. A experiência dos colaboradores é considerada um fator importante para essa gestão.

A organização considera a atração, retenção e desenvolvimento do talento como uma componente importante da transformação digital e vantagem competitiva e estabeleceu políticas e práticas reconhecidas em todas as 3 áreas ((atração, retenção e desenvolvimento).

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a situação da sua empresa em relação a plataformas de trabalho?*

Não existem soluções de colaboração implementadas e o acesso a soluções móveis é restrito.

Algumas equipas ou departamentos implementaram algumas soluções cloud disponíveis, de forma localizada e isolada.

A organização implementou tecnologias de colaboração transversais, que permitem acesso de qualquer lugar, a qualquer hora, e de qualquer equipamento.

A organização implementou pacotes de soluções de colaboração e produtividade avançadas em toda a organização, gerando produtividade máxima e colaboração contínua, para utilização interna.

Existe um ambiente de trabalho virtual que dá origem a uma organização sem fronteiras; A organização utiliza plataformas inteligentes baseadas na cloud, que proporcionam um melhor desempenho e transparência entre equipas de trabalho e projetos.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a situação da sua organização em relação à automatização do trabalho?*

A utilização de tecnologia para automatizar tarefas não existe ou é experimental e esporádica.

Existem iniciativas e provas de conceito para a automatização de tarefas mas existe pouca integração para além dos limites do projeto.

A organização implementou tecnologia em toda a empresa para a automatização completa de tarefas/processos quando apropriado.

Existe um centro de excelência estabelecido que suporta a automatização transversal quando apropriada, de tarefas/processos, incluindo melhoria contínua. A tecnologia suporta um conjunto alargado de casos de utilização.

Existem tecnologias de automatização integradas numa plataforma estratégica, escalável. Há decisões tomadas através de analítica, processamento de linguagem natural (NLP) e / ou algoritmos de machine learning, com supervisão humana. O foco está na melhoria contínua e inovação.

Em qual das seguintes iniciativas suportadas por tecnologias digitais (próprias ou em serviços cloud) a sua organização já investiu ?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Já Investimos Vamos investir nos próximos 12 meses
Formação digital dos líderes da organização.
Capacitação de trabalho remoto (equipamentos, conetividade, acessos a sistemas).
Capacitação de reuniões virtuais de qualquer lado, em qualquer equipamento, e a qualquer hora.
Espaço de colaboração interconetado (partilha de informação, workflows, etc).
Comunicação e envolvimento dos empregados online, em tempo real.
Capacitação móvel no acesso a sistemas, de colaboradores da linha da frente (por exemplo aqueles cujo trabalho não é sentado numa secretária)
Infraestrutura do espaço de trabalho inteligente (controlo de luzes, ar condicionado, elevadores, temperatura, etc)
Automatização de tarefas administrativas de back-office (automatização de processos)
Processos de colaboração de empregados com robótica (robótica colaborativa)
Avaliação do envolvimento dos empregados
Capacitação de self-service de processos (personalização de interface com utilizadores)
Recrutamento dinâmico de colaboradores (processos de recrutamento online e com acesso distribuído)
Formação digital dos líderes da organização
Capacitação de trabalho remoto (equipamentos, conetividade, acessos a sistemas)
Capacitação de reuniões virtuais de qualquer lado, em qualquer equipamento, e a qualquer hora
Espaço de colaboração interconetado (partilha de informação, workflows, etc)
Comunicação e envolvimento dos empregados online, em tempo real
Gestão de projetos avançada / inteligente (com base em ferramentas analíticas
Infraestrutura do espaço de trabalho inteligente (controlo de luzes, ar condicionado, elevadores, temperatura, etc)
Automatização de tarefas administrativas de back-office (automatização de processos)
Processos de colaboração de empregados com robótica (robótica colaborativa)
Avaliação do envolvimento dos empregados
Capacitação de self-service de processos (personalização de interface com utilizadores)
Recrutamento dinâmico de colaboradores (processos de recrutamento online e com acesso distribuído)
Formação digital dos líderes da organização
Capacitação de trabalho remoto (equipamentos, conetividade, acessos a sistemas)
Capacitação de reuniões virtuais de qualquer lado, em qualquer equipamento, e a qualquer hora
Espaço de colaboração interconetado (partilha de informação, workflows, etc)
Comunicação e envolvimento dos empregados online, em tempo real
Inovação baseada em contributos de todos os empregados internos e parceiros externos atravé de plataforma online
Infraestrutura do espaço de trabalho inteligente (controlo de luzes, ar condicionado, elevadores, temperatura, etc)
Automatização de tarefas administrativas de back-office (automatização de processos)
Processos de colaboração de empregados com robótica (robótica colaborativa)
Avaliação do envolvimento dos empregados com a organização
Ambientes digitais personalizados ao empregado, com self-service de processos
Recrutamento dinâmico de colaboradores (processos de recrutamento online e com acesso distribuído)

Gestão dos colaboradores - Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Plataformas de recrutamento
Aplicações de gestão de desempenho
Plataformas de elearning
Plataformas de envolvimento e experiência dos colaboradores (comunidades empresariais, intranets, etc)
Aparelhos de saúde e bem estar

Suporte ao espaço e ambientes de trabalho - Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Pelo menos 1 equipamento para cada trabalhador: PC, portátil ou smartphone
Conetividade e acesso à internet para todos os trabalhadores
Todos os colaboradores têm um email empresarial
Aplicações de video conferência (Skype, Zoom, Teams, etc)
Ferramentas de colaboração na cloud
Aplicações de gestão de conteúdos (documentos e ficheiros - sharepoint, office, etc)
Internet of Things (monitorização de equipamentos / ambiente / escritório)

Automatização do trabalho - Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Aplicações de automatização de processos
Realidadade virtual / aumentada para suporte ao trabalho
Equipamentos de robótica
Automatização do trabalho com inteligência artificial / machine learning

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Processos e Operações

Maturidade na dimensão Processos e Operações é a capacidade de otimizar e transformar processos com base em decisões ágeis focadas em resultados, com base em tecnologia que automatiza e conecta processos e ativos.

Qual das afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à tomada de decisões e planeamento de operações?*

O processo de decisão é isolado e baseado em dados avulso, pouco claros ou imprecisos.

É feita alguma análise de dados para suportar o processo de decisão, mas realizada de forma isolada e desintegrada.

Foram definidos standards para a tomada de decisão com base em dados e utiliza-se modelos analíticos rudimentares.

O processo de decisão é suportado por modelos analíticos sofisticados, com alguma integração entre decisões operacionais e decisões mais estratégicas.

O processo de decisão e o planemento são suportados por modelos de análise de dados em tempo real, que apresentam sugestões baseadas em análise cognitiva, integrando sistemas operacionais e de negócio.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à digitalização e automatização de processos?*

A maioria dos processos são manuais podendo existir algumas ferramentas e soluções básicas para registo de alguns processos, nomeadamente registo de transações.

Alguns processos estão digitalizados mas ainda há necessidade de muito trabalho manual.

A maioria dos processos estão digitalizados suportados por tecnologia que reduz o trabalho manual e o papel.

A maioria dos processos estão digitalizados, suportados por tecnologia com analítica embebida que fornece informação em tempo real, permitindo uma otimização contínua.

Todos os processos elegíveis estão digitalizados, tarefas automatizadas com base em ferramentes inteligentes que utilizam dados em tempo real.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a abordagem da sua organização à monitorização e controlo de operações?*

A monitorização dos processos, produtos / serviços ou equipamentos é feita de forma manual ou com suporte de ferramentas básicas de registo manual.

Os produtos/serviços ou equipamentos incluem recolha de dados mas estes dados estão disponíveis para uma utilização limitada.

Os produtos/serviços ou equipamentos estão conectados com sistemas centralizados e estão disponíveis fluxos de dados em tempo real, e a informação é utilizada para melhorar o desempenho.

Os produtos/serviços ou equipamentos estão conectados com sistemas centralizados e integram inteligência que possibilitam a otimização de custos ou receitas.

Os produtos/serviços ou equipamentos estão conetados com plataformas digitais inteligentes que recolhem e analisam os dados em tempo real e ajustam as operações de forma a obter níveis de serviço ou qualidade superiores.

Em qual das seguintes iniciativas suportadas por tecnologias digitais (próprias ou em serviços cloud) a sua organização já investiu ?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Já Investimos Vamos investir nos próximos 12 meses
Orquestração preditiva da rede de locais de abastecimento (armazéns, lojas, distribuidores)
Gestão dinâmica da rede de fornecimento (comunicação e planeamento inteligentes com fornecedores)
Rastreabilidade de produtos / itens ao longo da cadeia de abastecimento, através de sistemas inteligentes de registo e partilha
Colaboradores com dispositivos móveis para acesso a informação de stocks e gestão de tarefas
Orquestração de encomendas e processamento omni-canal
Gestão de stocks em tempo real
Orçamentação e planeamento gerado com base em inteligência, análises preditivas
Gestão preditiva de compras e fornecimentos
Monitorização dos serviços com recolha de dados de duração, recursos utilizados e visibilidade centralizada
Automatização de operações com recurso a robótica
Monitorização automática de equipamentos de suporte ao serviço
Capacitação de decisões baseadas em algoritmos de inteligência artificial e dados em tempo real
Gestão de recursos (energia, por ex) com base em modelos de análise de consumos e cálculo de otimização
Orquestração de fornecedores através de visibilidade em tempo real da cadeia de fornecimento via integração de sistemas com fornecedores
Monitorização e diagnóstico centralizado de equipamentos
Modelo analítco cognitivo para analisar causas de anomalias
Gestão inteligente de inventários através de recolha automática de dados e analítica
Gestão da performance de equipamentos através de dados do equipamento e dados externos assim como análise preditivas
Otimização dinâmica de frota com base em algoritmos de machine learning que incluem capacidade, restrições, disponibilidades de condutores, manutenção.
Otimização de rotas com base em algoritmos complexos, regras de negócio e constrangimentos de transporte e equipamentos
Workflows configurados que uniformizam processos passo a passso com base em melhores práticasdisponibilizados num assistente digital
Rastreamento preditivo de veículos com base em recolha de informação do veículo em tempo real e análises preditivas
Monitorização de condutores através de recolha de dados diretamente do veículo
Automatização de atribuição de condutores a veículos
Orçamentação e planeamento gerado com base em inteligência, análises preditivas
Gestão preditiva de compras e fornecimentos
Operações conduzidas por dados (recolha de dados e analítica de operações)
Automatização de operações com recurso a robótica
Gestão automatizada da performance de ativos físicos e digitais (rastreio, monitorização e manutenção)
Capacitação de decisões baseadas em algoritmos de inteligência artificial e dados em tempo real

Quais das seguintes tecnologias são utilizadas pela sua organização (próprias ou de serviços cloud)?(Preencher apenas as linhas aplicáveis)

Utilizamos Não utilizamos mas está planeado para os próximos 12 meses
Aplicações de suporte a processos administrativos (faturação, contabilidade, tesouraria, etc)
Aplicações de suporte aplicáveis à atividade operacional (compras, logística, vendas, distribuição, produção, serviço)
Aplicações móveis de suporte às operações
Sistema de gestão de dados operacionais (recolha, armazenamento e preparação de dados)
Aplicações de planeamento de operações
Aplicações de rastreamento de equipamentos ou produtos
Aplicações de monitorização de equipamentos ou serviços
Aplicações analíticas sobre dados operacionais
Análises preditivas sobre dados operacionais
Aplicações analíticas sobre dados operacionais e que utilizem inteligência artificial
IoT - Internet das Coisas
Automatização de operações
Robótica
Realidade virtual ou aumentada

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Certificações Digitais

Certificações Digitais*

Sem Certificação Digital

1 Certificação Digital

> 1 Certificação Digital

Maturidade Digital Global Bronze

Maturidade Digital Global Prata

Maturidade Digital Global Ouro

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