Estratégia Nacional de Inteligência Artificial

A Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, publicada em 2019, tem como objetivo promover e mobilizar a sociedade em geral, para o ensino e investigação, para a inovação e desenvolvimento de produtos e serviços suportadas em tecnologias IA. Foi alinhada com o Plano de Ação da EU e dos seus estados-membros. Um plano que promove o uso das tecnologias de IA na resolução de desafios globais, como são a saúde, o clima, a agricultura ou a cibersegurança.

A estratégia gira em torno de quatro processos principais de interação:

A atratividade de Portugal para empresas jovens e unidades internacionais de produção é alta e tem condições de melhoria. Essas unidades funcionam em diferentes setores, mas têm a necessidade de desenvolvimento de softwares especializados de IA e dispositivos de alta tecnologia para exportação comum. A colaboração com a academia está a crescer em dois eixos: a captação conjunta de pesquisa (projetos conjuntos e CoLabs) e o pipeline de qualificação.

O desenvolvimento desse ecossistema motivará o aumento dos níveis de inovação atuais para um grande número de empresas e organizações, incluindo startups, PMEs e setor governamental por meio de networking de negócios, beneficiando-as nas plataformas de colaboração amadurecidas com a academia. Estas incluem gasodutos de IA sob demanda e Hubs de Inovação Digital. Os resultados esperados passam pelo aumento no número de patentes e a multiplicação de negócios baseados em inovação.

O potencial de pesquisa em IA e outras áreas crescerá devido à maior parcela do investimento privado e por causa do valor agregado induzido pelos desafios trazidos pelas empresas inovadoras. Além disso, os investigadores terão uma visão do futuro da própria IA como um campo científico fundamental. Os resultados esperados são uma maior atração de talentos de pesquisa (e como consequência do talento profissional), maior impacto das publicações científicas e maior capacidade de ingressar em redes internacionais de pesquisa de excelência. Esses resultados científicos, por sua vez, voltarão aos setores produtivos.

A academia, por si só, e em colaboração com a Indústria, aumentará a sua capacidade e desenvolverá diferentes níveis de programas de qualificação em IA e áreas relacionadas. Outras instituições de ensino que trabalham em diferentes níveis de escolaridade, também serão motivadas a investir em qualificação, requalificação e aprendizagem ao longo da vida, fomentando qualificações personalizadas. Como resultado, Portugal aumentará os níveis de qualificação e o nível de emprego intensivo em conhecimento.

Na próxima década, as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) devem estar facilmente disponíveis para promover a eficiência dos processos e a qualidade de serviços nas PME, nos serviços públicos e para todos os cidadãos. Isso requer a qualificação da força de trabalho e a garantia de que Portugal vai estar na vanguarda da Formação em Inteligência Artificial para todos.

Ambição

Explorar as diferentes potencialidades da Inteligência Artificial na economia e na sociedade, bem como a sua aplicação em áreas como as redes de energia sustentável, cidades, florestas e oceanos, mobilidade, condução autónoma ou saúde.

A sua crescente aplicação irá também exigir uma aposta no reforço da posição de vanguarda da investigação em IA na Academia Portuguesa e na qualificação da força de trabalho face a um novo mundo de oportunidades e novos empregos.

7 Pilares de Atuação da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial

Fornecendo a base necessária para a educação em IA, disseminando conhecimento STEM e promovendo a aquisição precoce de habilidades de codificação.

Aumentando o número global de recursos humanos qualificados em TIC em geral e em IA em particular nos diferentes níveis de ensino, permitindo a transferência de competências da academia para a indústria, aumentando a atratividade de Portugal ao talento estrangeiro, incluindo estudantes, investigadores e profissionais experientes, e promovendo a experimentação de novas ideias e conceitos de IA em Portugal.

Criando um forte ecossistema orientado para a pesquisa de empresas, academia, setor público e sociedade, incluindo start-ups, scale-ups e empresas estabelecidas e identificando linhas estratégicas de pesquisa que podem promover o futuro de IA a longo prazo.

Promovendo soluções novas e inovadoras de simplificação administrativa, reforçando as habilidades e capacidades do setor público em relação à IA e ciência de dados e continuando a fomentar a colaboração entre entidades do setor público, empresas e unidades de investigação no que diz respeito à utilização de IA.

Afirmando a liderança internacional de Portugal em áreas com impacto na economia portuguesa, por meio de ações conjuntas entre empresas e academia, em direção à inovação, pesquisa de ponta e envolvimento em redes internacionais.

Aumentando o impacto da investigação portuguesa na IA, o número de bolsas ERC em IA trazidas para Portugal por candidatos a trabalhar em Portugal, e levando novas tecnologias para a indústria e criando novas indústrias.

Contribuindo ativamente para o desenvolvimento de áreas como a Computação Avançada e de Materiais Quânticos e Computação Quântica e beneficiando destas redes de inovação.

Enfrentando os desafios trazidos pela IA, nomeadamente em termos de proteção de privacidade, uso indevido de técnicas avançadas de IA e apuramento de responsabilidades em conflitos com decisões tomadas com o envolvimento de IA.

Fatores críticos de sucesso

  • Desenvolver competências em IA para todos: promover a educação, a aprendizagem ao longo da vida e a atração de talentos;
  • Prestar melhores serviços públicos aos cidadãos e empresas, cada vez mais baseados em evidências, utilizando a vasta quantidade de dados que podem estar disponíveis;
  • Desenvolver uma economia de serviços de IA permitirá que se crie um mercado de dados e de modelos de IA;
  • Fomentar Portugal como laboratório vivo de experimentação de novos desenvolvimentos: cidades, energia, biodiversidade, economia verde e azul, condução autónoma, cibersegurança, saúde e indústria;
  • Garantir nichos de mercado de IA através dos principais serviços especializados em Portugal: NLP, IA em tempo real, IA para desenvolvimento de software, IA “on Edge-Computing”;
  • Contribuir para novos conhecimentos e desenvolvimentos por meio de pesquisa e inovação em IA;
  • Aumento de projetos colaborativos entre a academia e o setor empresarial público e privado, no âmbito da IA;
  • Aumento do número de patentes e multiplicação de negócios baseados em inovação com base em IA;
  • Maior atração de talentos especializados em IA;
  • Aumento de publicações científicas em matérias de IA em redes internacionais de pesquisa de excelência;
  • Aumento dos níveis de qualificação e de empregos na área de IA.

Documento AI Portugal 2030

PROMOTORES

Entidade coordenadora:

Logótipo INCoDe.2030

Explore também

ESNA - Europe Startup Nations Alliance

Tem como propósito projetar a Europa no panorama do empreendedorismo mundial, apoiando as startups europeias na sua afirmação e competitividade no mercado global. 

Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras

Rede que liga e viabiliza mais de 150 incubadoras e aceleradoras portuguesas distribuídas por todo o país, constituindo-se como um fator decisivo para a taxa de sucesso de ideias e startups inovadoras. 

Rede de investidores

Os investidores não devem ser vistos estritamente como injetores de capital nas startups, mas também como agentes indispensáveis ao desenvolvimento da ideia e do negócio, nomeadamente em termos de gestão, vendas, gerir para escalar, acesso a pessoas e mercados. 

Apoio ao empreendedor

Captar investimento, reter talento e capacitar o empreendedorismo nacional.

Aguarde um momento...