Glossário

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  • a
  • Acessibilidade

    Medida em que produtos, sistemas, serviços, ambientes e instalações podem ser utilizados por pessoas de uma população com a mais ampla gama de características e capacidades, para alcançar um objetivo específico num contexto próprio de utilização (da ISO 26800 [i.18]) 
    O contexto de utilização inclui o uso direto ou o uso suportado por tecnologias de apoio. 
    O contexto em que as TIC são usadas pode afetar a sua acessibilidade geral. Este contexto pode incluir outros produtos e serviços com os quais as TIC podem interagir.

    Fonte: Norma Europeia EN 301549.

  • Análise de dados

    Consiste na aplicação de técnicas para reunir, organizar e interpretar dados para obter informação útil no apoio à tomada de decisão. Transformação de dados em conhecimento relevante.

  • AML – Anti Money Laundry

    Em português, combate à lavagem de dinheiro. Refere-se às leis, regulamentos e procedimentos destinados a prevenir crimes financeiros.

  • Atos autênticos

    Atos passados ou emanados de uma autoridade, como escrituras de imóveis (contratos de compra e venda, permuta, hipotecas, de usufruto, de uso e habitação), doações, autenticação de documentos, reconhecimento de assinaturas, habilitações de herdeiros, repúdio de herança, constituição de propriedade horizontal e divisão de coisa comum, entre outros.

  • b
  • Biometria

    Ciência e tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Em tecnologia da informação, a biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação.

  • Bootcamp

    Experiência intensiva para a aquisição de conhecimento, desenvolvimento de capacidades e competências.

  • c
  • Campaign management

    Planeamento, análise e execução dos fatores envolvidos numa iniciativa de marketing online.

  • Cibersegurança

    Meios e tecnologias que protegem de ataques maliciosos os computadores, os dispositivos móveis, sistemas eletrónicos, redes ou dados.

  • Cidades inteligentes

    Que investem em tecnologia para melhorar a gestão autárquica e proporcionar aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos espaços.

  • Cloud

    É uma rede de servidores remotos por todo o mundo, interligados. Estes servidores armazenam e fazem gestão de dados, executam aplicações, fornecem conteúdos ou serviços (como webmail, software de produtividade para escritórios ou comunicação social). Ou seja, em vez de aceder a ficheiros e dados a partir de um computador local ou pessoal, está a aceder-lhes online a partir de um dispositivo com internet — a informação está disponível em qualquer altura, onde quer que esteja.

  • Cloud-first

    Refere-se a estratégias em que o armazenamento na cloud está em primeiro lugar. Neste modelo a maioria dos tipos de software já é desenvolvida na cloud.

  • Contactless

    Tecnologia de leitura por aproximação.

  • Coworking

    Modo de trabalho em que empresas e profissionais partilham um espaço e recursos.

  • Customer relationship management

    A gestão de relacionamento com o cliente refere-se à tecnologia e aos processos que uma organização utiliza para gerir os seus contactos, tanto externos como internos (subscritores de listas de e-mail, clientes da empresa, funcionários, etc.).

  • d
  • Dados biométricos

    Características físicas ou comportamentais mensuráveis que permitem a identificação única e exclusiva de um indivíduo, utilizadas para verificação de identidade.  
    No caso do Cartão de Cidadão, os dados biométricos recolhidos são: fotografia, impressões digitais, altura.

  • Data centers

    Data center ou centro de dados é uma instalação física destinada à centralização de recursos de tecnologia da informação (computação, dados, redes e serviços) de uma organização.

  • Descarbonizar

    Limitar ou eliminar a utilização de fontes de energia que emitem carbono, de modo a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.

  • Desmaterialização

    Significa diminuir a dependência de recursos físicos, como usar meios digitais em vez de papel. 
    Ex.: Desmaterialização de processos: permite às organizações otimizar processos, uniformizar procedimentos e eliminar tarefas redundantes, promovendo maior eficiência. No setor público há vários exemplos de desmaterialização de processos e redução da utilização de papel, originando poupanças no atendimento presencial, nos gastos com papel e respetivo arquivo. A entrega de documentos por via digital e o preenchimento de impressos online permitem a pré-validação automática dos dados, o que melhora a qualidade da informação e diminui erros de processamento).

  • e
  • Early stage

    Fase inicial de uma startup.

  • Economia circular

    Baseia-se na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia. O valor dos produtos e materiais é mantido durante o maior tempo possível; a produção de resíduos e a utilização de recursos reduzem-se ao mínimo e, quando os produtos atingem o final da sua vida útil, os recursos mantêm-se na economia para serem reutilizados e voltarem a gerar valor. 

  • ESB - Equivalente de subvenção bruta

    Percentagem do auxílio estatal concedido no total do investimento apoiado, calculada com base num conjunto de despesas de referência (base-tipo). O montante que reverte para a empresa após o pagamento de impostos designa-se por equivalente-subvenção líquida (ESL). O cálculo da taxa equivalente-subvenção líquida destina-se a reduzir todas as formas de auxílio ao investimento a um denominador comum, para que os auxílios sejam comparáveis entre si e entre Estados-membros.

  • Escalabilidade

    Capacidade de crescer atendendo às exigências sem perder as qualidades que agregam valor; de ter bom desempenho mesmo com uma carga maior de trabalho. Aumento no volume das atividades sem a ampliação dos custos.

  • f
  • Ferramentas de intelligence

    Tipos de software que recolhem e processam grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, incluindo livros, revistas, documentos, registos médicos, imagens, ficheiros, e-mails, vídeos e outras origens. Ajudam a preparar os dados para análise.

  • g
  • Governança

    Na gestão pública, é um conjunto de ações que definem as responsabilidades e ajudam a desenhar os processos para a tomada de decisão.

  • h
  • Homebanking

    Refere-se a serviços bancários acessíveis através da internet.

  • i
  • I&D - Investigação e Desenvolvimento

    É um ativo intangível das empresas. São consideradas atividades de I&D as que se focam no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, ou na introdução de melhorias técnicas e que exijam um elemento apreciável de novidade e resolução de incerteza científica e/ou tecnológica.

  • I&I - Investigação e Inovação

    É um ativo intangível das organizações.

  • Infoexcluído

    Que ou quem não tem acesso a informação, nomeadamente através das novas tecnologias de comunicação. 

  • Infoexclusão

    Impossibilidade de aceder aos novos meios de informação e/ou desconhecimento de tecnologias da informação como a internet.

  • Inteligência artificial (IA)

    Tecnologia que possibilita que os sistemas aprendam com experiências, se ajustem a novos dados e executem tarefas de forma similar a seres humanos. Os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

  • Interoperabilidade

    Capacidade de um sistema de interagir e comunicar com outro, de trabalhar em conjunto.

  • Investigação e Desenvolvimento

    É um ativo intangível das empresas. São consideradas atividades de I&D as que se focam no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, ou na introdução de melhorias técnicas e que exijam um elemento apreciável de novidade e resolução de incerteza científica e/ou tecnológica.

  • Investigação e Inovação

    É um ativo intangível das organizações.

  • j
  • Joint-venture

    Acordo entre duas ou mais entidades que estabelece uma aliança estratégica, com vista a alcançar um objetivo comum, com base numa relação em que todos podem beneficiar.

  • k
  • KYC – Know Your Customer

    Em português, conheça o seu cliente. Refere-se ao processo de identificação e verificação de identidade do cliente.

  • l
  • Literacia digital

    Competências digitais básicas, incluindo saber utilizar computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar via internet.

  • n
  • Nativos digitais

    Cidadãos que nasceram e cresceram em ambiente digital.

  • NEET - Not in Employment, Education or Training

    “Nem-nem” em português. Refere-se à população jovem fora do mercado de trabalho e de instituições educacionais.

  • Network

    Grupo ou sistema de pessoas ou de coisas ligadas entre si, ou rede de contactos.

  • Networking

    Troca de informação e de ideias entre pessoas com um interesse em comum, geralmente num ambiente social informal.

  • o
  • Omnicanalidade

    Estratégia de conteúdo entre canais que visa melhorar a experiência do utilizador e o relacionamento com o público nos pontos de venda/contacto.

  • p
  • PME

    Pequenas e médias empresas.

  • Pre-seed

    Tipo de financiamento projetado para ajudar uma startup a arrancar e a desenvolver as suas operações.

  • Prototipagem

    O principal objetivo da prototipagem é responder a questões relacionadas com a construção do produto, como por exemplo: podemos construir? Quão barato e rápido podemos construir? Vai funcionar como esperado? O protótipo permite experienciar o produto.

  • r
  • Redes sociais

    Páginas na internet que permitem estabelecer relações, partilhar interesses, conhecimento e valores, através da publicação de comentários, fotos, links, vídeos, entre outros. São exemplos de redes sociais o Facebook, o Instagram, o LinkedIn ou o Twitter. 

  • Regulatory sandboxes

    (Sandbox, em inglês, é a caixa de areia onde as crianças brincam; no mundo tecnológico refere-se à área de testes antes do lançamento online). Regulatory sandbox, ou ambiente regulatório experimental, permite testar hipóteses para formular um esboço regulatório geral ou alterar o existente.

  • s
  • Scaleup

    Refere-se a startups com um retorno médio anual de pelo menos 20% nos três últimos anos, e com pelo menos dez funcionários no arranque. 

  • Seed

    Semente em inglês, refere-se a uma startup em fase inicial. Por norma, nesta fase, a empresa procura fundos para prova de conceito e/ou para construção de um protótipo.

  • Smart cities

    Que investem em tecnologia para melhorar a gestão autárquica e proporcionar aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos espaços.

  • Startup

    Empresa ou projeto de empresa jovem, que procura ter um modelo de negócio replicável e escalável.

  • Subaproveitamento

    Trabalhador cujas capacidades e competências não são aproveitadas na totalidade.

  • Subemprego

    Considera-se situação de subemprego aquela em que a pessoa detém um contrato para o desempenho de funções ou serviços para os quais as habilitações requeridas são inferiores às detidas pelo contratado.

  • Sustentabilidade

    Capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema, de satisfazermos as necessidades no presente sem comprometermos a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.

  • t
  • Telcos

    Abreviatura para empresas de telecomunicações, que fornecem serviços de telecomunicações.

  • TICE

    Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica.

  • TRL 4

    Refere-se ao nível quatro de prontidão tecnológica. Etapa em que a tecnologia é validada em laboratório.

  • TRL 7

    Refere-se ao nível sete de prontidão tecnológica. Etapa que diz respeito à demonstração do protótipo em ambiente operacional.

  • TRL 8

    Refere-se ao nível oito de prontidão tecnológica. Etapa em que o sistema está completo e qualificado.

  • TRL 9

    Refere-se ao nível nove de prontidão tecnológica. Etapa em que o sistema real está comprovado em ambiente operacional.

  • u
  • UE 27

    Desde a sua criação, em 1957, a União Europeia (UE) passou de seis países para os atuais 27 Estados-membros. O que começou por ser uma união económica evoluiu para uma organização com intervenção numa vasta gama de domínios, como o clima, o ambiente e a saúde, ou as relações externas e a segurança, passando pela justiça e a migração.

  • w
  • Web Content Management (WCM)

    Sistema de gestão de conteúdo web/online. Consiste em plataformas focadas na gestão de conteúdo de forma automatizada e prática.