Usabilidade e acessibilidade digital - Serviços públicos

O digital é para todos. Simples. Daí a certificação de sites e aplicações que permitem uma experiência intuitiva, rápida, e sem barreiras para os cidadãos, independentemente de terem ou não deficiência.

O que é?

Iniciativa que promove a adoção de boas práticas de experiência de utilização. O objetivo é que as aplicações e os sites públicos respondam às necessidades do utilizador, minimizando as suas frustrações e eliminando barreiras para cidadãos com deficiência ou incapacidade.

Esta medida envolve:

  • Promoção da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade
  • Obtenção do Selo de Usabilidade e Acessibilidade
  • Sensibilização para requisitos de usabilidade e acessibilidade
  • Promoção das melhores práticas para a conceção de conteúdos
  • Parcerias com entidades da sociedade civil para a promoção das melhores práticas de experiência do utilizador
  • Coordenar com entidades gestoras de programas públicos de financiamento as garantias de usabilidade e acessibilidade no sentido de incentivar os resultados dos projetos a financiar

Para quem?

  • Entidades da Administração Pública

Benefícios

  • Simplificar e tornar mais intuitiva a utilização dos serviços públicos online
  • Eliminar as barreiras que impedem os cidadãos com deficiências ou incapacidades – e interagem com o computador ou dispositivo móvel via tecnologias de apoio – de aceder aos serviços e informação na internet

Números:

Ilustração em formato redonda em tom verde

12 sites com selo de usabilidade e acessibilidade | em 954 sites

na administração direta do Estado (atualizado 26 outubro 2021)

Veja até que ponto o seu site responde às boas práticas de acessibilidade

Precisa de ajuda para obter o Selo de Usabilidade e Acessibilidade? Veja o Kit que o orienta nesta jornada

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