Inclusão e diversidade

Promover a igualdade de género, ao desconstruir estereótipos na área das tecnologias de informação e fomentar a igualdade de oportunidades.

O que é?

Esta ambição nasce da vontade de reduzir o fosso existente entre o número de mulheres e homens nas áreas digitais. Hoje, as competências digitais são fundamentais para o exercício de direitos e deveres do dia a dia de todos, garantem maior empregabilidade e o acesso a rendimentos mais altos. As competências digitais são para todas as pessoas e todas devem beneficiar das oportunidades criadas, no seu percurso escolar, na formação ao longo da vida ou no mercado de trabalho.

Assim, pretende-se:

  • Quebrar estereótipos, porque todas as pessoas podem e devem utilizar ferramentas digitais 
  • Desenvolver iniciativas que despertem nas raparigas o gosto por prosseguir estudos na área digital  
  • Promover junto das mulheres o acesso a formação em competências digitais   
  • Trazer mais mulheres para as profissões digitais  
  • Promover a igualdade de género

Benefícios

  • Oportunidades iguais, independentemente do género, como, por exemplo, igualdade salarial e de carreira
  • Participação equilibrada entre homens e mulheres
  • Estudo divulgado em março de 2020 pela Comissão Europeia mostra que, até 2050, uma maior igualdade de género pode conduzir a um aumento de 6,1% do PIB per capita da União Europeia

Para quem?

  • Cidadãos com 18 ou mais anos
  • Consideram-se públicos prioritários: desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), sem nível básico de proficiência digital, e jovens

Conheça o projeto Engenheiras por um Dia e participe!

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promotor

Entidade coordenadora:

Esta medida concorre para o INCODE.2030. Uma iniciativa nacional que visa levar as competências digitais a todos os portugueses, apostando na inclusão e literacia digital, na educação das novas gerações, na qualificação da população ativa, na formação avançada e especializada de quadros superiores e na investigação. Saiba mais em INCoDe.2030

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