Pólos de Inovação Digital | DIH

Rede de apoio à transformação digital de pequenas e médias empresas portuguesas e da Administração Pública. Estas estruturas desmistificam conceitos, partilham conhecimento, desenvolvem competências, demonstram soluções, auxiliam na obtenção de financiamento, facilitam relacionamentos e parcerias, e apoiam o empreendedorismo.

O que são?

Investir em soluções digitais antes de ter a certeza se as mesmas se adequam e/ou acrescentam valor ao seu negócio é sempre um risco. Os Pólos de Inovação Digital, também designados por Digital Innovation Hubs (DIH), são espaços que visam ajudar pequenas e médias empresas (PME) e a Administração Pública (AP) na adoção do digital, prestando cinco serviços nucleares: 

1 | Testar antes de investir

Experimentar soluções digitais e validar se são aplicáveis ao seu negócioPermitir que as PME e a AP apenas invistam depois de reconhecerem que as soluções lhes permitem ser mais competitivas. 

2 | Formar no digital

Aprender sobre o digital e desenvolver competências específicasCapacitar as PME e a AP, quer a sua liderança quer os seus colaboradores, para que a transformação digital ocorra com sucesso e a todos os níveis.

3 | Fomentar relacionamentos

Disponibilizar uma rede de parceiros e contactos, a nível nacional e internacionalProporcionar às PME e à AP novas oportunidades para inovar, bem como para reforçar e/ou expandir o seu negócio. 

4 | Apoiar no financiamento

Facilitar a identificação de incentivos e fontes de financiamento e apoiar na sua angariação. Auxiliar as PME e a AP a viabilizar os investimentos necessários à sua transformação digital.  

5 | Suportar a incubação

Disponibilizar condições de aceleração do empreendedorismo. Acolher startups e apoiar na sua incubação e crescimento.

Informação complementar

Adicionalmente, cada pólo poderá disponibilizar serviços complementares relacionados com as suas áreas específicas de atuação, bem como promover o apoio na avaliação da maturidade digital e o suporte à certificação da maturidade digital (Selos de Maturidade Digital).

benefícios

  • Conhecimento de soluções digitais: “saber o que existe e o que se aplica a mim” 
  • Minimização de riscos e priorização de investimentos digitais: “investir em quê/onde investir e investir em segurança” 

  • Apropriação de competências no digital: “saber fazer” 
  • Acesso a novas oportunidades e captura de sinergias: “aprender com os outros e dar-me a conhecer” 
  • Obtenção de financiamento: “conseguir investir” 
  • Alicerçar: “criar e prosperar a minha ideia/o meu negócio”

Rede Nacional de Pólos de Inovação Digital

Em Portugal existem 17 pólos com diversos focos (setorial, tecnológico e regional). A rede cobre o território continental, Madeira e Açores. 

Constituídos por consórcios, que abrangem várias entidades, desde laboratórios colaborativos (denominados CoLAB) a clusters, passando por Centros de Interface Tecnológico (CIT), universidades, institutos politécnicos, associações, entidades públicas e privadas, os pólos reúnem experiência e várias valências de conhecimento, infraestruturas e instalações, laboratórios e equipamentos ao dispor das PME e da AP. 

Além das três tecnologias prioritárias assumidas pela Comissão Europeia – cibersegurança, inteligência artificial (IA) e programação de elevado desempenho –, os pólos portugueses abrangem as seguintes valências:

Rede Europeia de Pólos de Inovação Digital (EDIH - European Digital Innovation Hub)

A Rede Nacional de Pólos de Inovação Digital está conectada à rede europeia, permitindo a obtenção de sinergias, a criação de parcerias, a partilha de conhecimentos e experiências e a abertura de mercados. 

Usufruir desta relação potencia ainda mais os DIH portugueses e cria um conjunto vasto de oportunidades para as PME nacionais reforçarem a sua competitividade. 

Pólos de Inovação
Digital | DIH

EDIH
Rede Europeia

Explore também

Testbeds

Aumentar o número de pilotos de novos produtos e maximizar o seu potencial de comercialização.

Zonas Livres Tecnológicas - ZLT

Zonas ou espaços para a demonstração e teste de novas tecnologias que necessitam de regimes regulamentares específicos e adaptados. 

Aguarde um momento...