Test beds

Infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de PME e Startups, em espaço físico ou virtual.

O que é?

O conceito de Test Beds visa a disponibilização de infraestruturas e equipamento por entidades que detêm capacidade instalada, para a prestação de serviços a PME e a Startups. Esses serviços consistem na testagem e experimentação de produtos e serviços inovadores, dessas PME e Startups, em espaço físico ou virtual.

As Test Beds têm como objetivo aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis, encurtando o ciclo da sua inovação, nomeadamente na passagem de validação em laboratório (nível de prontidão tecnológica: TRL 4) até à fase de comercialização (nível TRL 9).

O PRR tem previstos 150M€ para as empresas criarem Test Beds, na sua medida «Rede Nacional de Test Beds», para prestarem estes serviços a PME e Startups.

No âmbito do PRR, as Test Beds são definidas como “polos de inovação, funcionando numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços relacionados com a experimentação e teste de novos produtos e/ou serviços que se encontrem em condições de atingir Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 91, com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada, visando acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização. Estes serviços destinam-se essencialmente a PME e a startups, através da disponibilização de infraestruturas e capacidade tecnológica, que visam criar as condições necessárias às empresas aderentes para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços e para acelerar o processo de transição digital, seja via um espaço físico ou virtual”.

As Test Beds, enquanto instrumentos de aceleração da transição digital através da prestação de serviços de teste e experimentação, com ligação às tecnologias digitais, podem estar relacionadas com outras iniciativas que estamos a desenvolver neste âmbito:

Documentos

3º Aviso Republicação – Rede Nacional de Test Beds

Candidaturas para projetos da medida Rede Nacional de Test Beds

2º Aviso Republicação – Rede Nacional de Test Beds

Candidaturas para projetos da medida Rede Nacional de Test Beds

Aviso de Abertura de Concurso – Rede Nacional de Test Beds

Candidaturas para projetos da medida Rede Nacional de Test Beds

PRR-C16, Rede Nacional de Test Beds | Concept Draft

Conceito e operacionalização de Test Beds.

Regulamento dos Incentivos da C16

Portaria que aprova o regulamento do ristema de incentivos «Empresas 4.0»

Eventos

REPUBLICAÇÃO 2º AVISO - REDE NACIONAL DE TESTBEDS | 5 e 11 de Agosto 2022

Aviso da Rede Nacional das Test Beds | 3 de maio 2022

Promotores

Entidades Coordenadoras:

Logótipo Portugal Digital
Logótipo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação

Entidades Envolvidas:

Logótipo da Agência Nacional de Inovação
Logótipo Compete 2020
Logótipo da República Portuguesa - Direção - Geral das atividades económicas

Financiamento:

Logótipo do PRR
Logótipo da República Portuguesa

DESCARREGUE O DOCUMENTO

"Rede Nacional de Test Beds – Concept Draft"

Capa da apresentação sobre a rede nacional de test beds

Explore também

Pólos de Inovação Digital - DIH

Rede de apoio à transformação digital de PME portuguesas e da Administração Pública. 

Zonas Livres Tecnológicas - ZLT

Zonas ou espaços para a demonstração e teste de novas tecnologias que necessitam de regimes regulamentares específicos e adaptados. 

Aguarde um momento...