Upskill

Logótipo do Upskill

Programa de requalificação profissional para a área das tecnologias digitais, com formação intensiva seguida de integração no mercado de trabalho. 

O que é?

Programa de requalificação profissional para a área das tecnologias digitais, dirigido a pessoas desempregadas ou em situação de subemprego, para que tenham formação intensiva em instituições de ensino superior, seguida de integração no mercado de trabalho. O que diferencia este programa é o conteúdo da formação, o local e o número de formandos serem definidos pelas empresas, em função das suas necessidades, facilitando a empregabilidade no final da formação. 

Para quem?

Desempregados ou em situação de subemprego, com pelo menos o ensino secundário completo. 

Etapas

Etapa 0 | Levantamento de necessidades
As empresas identificam as suas necessidades de contratação, indicam as áreas tecnológicas e os locais onde precisam de pessoas qualificados.

Etapa 1 | Candidatura e seleção
Os candidatos registam-se no site UPskill. A seleção é feita com recurso a testes online e entrevista.  

Etapa 2 | Formação em tecnologias de informação, comunicação e eletrónica
Preferencialmente presencial, entre 3 a 6 meses, em instituições de ensino superior, com acesso a uma bolsa de formação suportada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Etapa 3 | Estágio ou formação em contexto de trabalho
3 meses de formação profissional em contexto de trabalho, realizado nas empresas aderentes ao programa UPskill, com bolsa de formação assegurada pela empresa onde a pessoa for colocada.

Etapa 4 | Integração no mercado
As empresas comprometemse a contratar pelo menos 80% dos formandos que tenham sucesso na formação e passem nas entrevistas com as empresas, com um salário não inferior a 1.200 euros (valor brutoincluindo subsídio de alimentação).

Benefícios

  • Reconverter pessoas de outras áreas em profissionais TIC
  • Apostar em trabalho qualificado com melhores remunerações e forte empregabilidade
  • Assegurar oportunidades de emprego a pessoas desempregadas ou em situação de subemprego 
  • Responder às necessidades específicas de contratação das empresas
  • Aumentar o emprego qualificado no interior do país

Se é para ter uma vida melhor, eu quero.

Se é para reforçar a minha equipa tecnológica, eu quero.

Se é para ter acesso a novas oportunidades, eu quero. Conheça os testemunhos de quem participou.

promotores

Entidade coordenadora:

Entidades envolvidas:

 

Entidades envolvidas:

Logótipo Portugal Digital Promotores

Esta medida concorre para o INCODE.2030. Uma iniciativa nacional que visa levar as competências digitais a todos os portugueses, apostando na inclusão e literacia digital, na educação das novas gerações, na qualificação da população ativa, na formação avançada e especializada de quadros superiores e na investigação. Saiba mais em INCoDe.2030

Explore também

Academia Portugal Digital

A Academia Portugal Digital vai nascer em março de 2022 para que todos os cidadãos, nas várias fases da vida, possam melhorar as suas competências digitais. Queremos capacitar os portugueses rumo a uma nação + digital.