O que é uma Startup?
Uma startup é uma empresa ou projeto jovem, lançado por um grupo de empreendedores para criar, desenvolver, e/ou validar um modelo económico escalável e repetível, normalmente na forma de um produto inovador e modelo de negócio e/ou de um novo segmento de mercado.
O estágio seguinte na vida de uma startup é o aumento de escala – scaleup. É geralmente definido como um estágio de desenvolvimento do negócio, com crescimento de mercado, receitas e funcionários. O objetivo financeiro de uma scaleup é a remuneração dos seus acionistas, por meio de uma venda (M&A – fusões e aquisições, na sigla em inglês; IPO – oferta pública inicial em inglês) ou através da distribuição de dividendos à medida que esta se vai tornando lucrativa.
Tendo em conta o seu desenvolvimento, as startups podem estar em diferentes estágios de evolução, o que implica necessidades distintas no que respeita a incentivos, capital e gestão de risco.
Estágios de evolução das startups
Empresas formalmente constituídas ou em processo de constituição, e num estágio muito inicial de desenvolvimento.
Geralmente, começam por pesquisar, avaliar ou desenvolver uma ideia ou conceito inicial antes de passar pelo processo formal de uma startup e lançar um MVP (minimal viable product – produto mínimo viável). Nesta fase, as empresas normalmente incorrem apenas em custos e não geram receitas, sendo o investimento assegurado por recursos próprios ou de financiadores, sendo considerado um investimento de alto risco.
Empresas que desenvolveram um produto ou serviço, estão em processo de refinamento do seu produto/ serviço e a encontrar o seu mercado, mas ainda não atingiram o ponto de equilíbrio.
Nesta fase, as empresas normalmente incorrem em elevados custos, podendo começar a gerar receita. Habitualmente recebem financiamento através de recursos próprios ou financiadores externos, sendo considerado um investimento de menor risco e mais maduro.
Empresas que têm um produto ou serviço com tração suficiente para escalar no mercado.
Nesta fase, à medida que as receitas estabilizam, os métodos tradicionais de financiamento ficam disponíveis, como empréstimos e dívidas de risco, assim como a venda de participações acionistas da empresa. O crescimento torna-se mais maduro e o risco bastante menor.
Distribuição de startups por estágios de desenvolvimento
Fonte: Statista 2018
Indicadores relevantes
O ecossistema português de startups é ainda jovem, mas com um ritmo acelerado e constante de crescimento, representando 1,1% do PIB do país.
Adicionalmente, temo-nos afirmado cada vez mais no cenário europeu de startups:
+ 2150 STARTUPS REGISTADAS
25.000 EMPREGOS
7 UNICÓRNIOS PORTUGUESES
Farfetch | OutSystems | Feedzai | Talkdesk | Remote | SWORD Health | Anchorage
13% ACIMA DA MÉDIA EUROPEIA DE NÚMERO DE STARTUPS PER CAPITA
Dealroom.co | 2020
12º TOP 100 ECOSSISTEMAS EMERGENTES
Startup Genome | 2020
12º PAÍS MAIS INOVADOR DA UE
Innovation Scorecard EU
WEBSUMMIT EM PORTUGAL ATÉ 2028
Com o olhar no futuro
ESTUDO SOBRE EMPREENDEDORISMO
“PORTUGAL, THE BEST PLACE TO STARTUP"
Aceda ao Empreendedorismo
em Números
Conheça mais sobre
as startups
portuguesas
Explore também
ESNA - Europe Startup Nations Alliance
Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras
Rede de investidores
Apoio ao empreendedor