Rede de apoio à transformação digital de pequenas e médias empresas portuguesas e da Administração Pública. Estas estruturas desmistificam conceitos, partilham conhecimento, desenvolvem competências, demonstram soluções, auxiliam na obtenção de financiamento, facilitam relacionamentos e parcerias, e apoiam o empreendedorismo.
O que são?
Investir em soluções digitais antes de ter a certeza se as mesmas se adequam e/ou acrescentam valor ao seu negócio é sempre um risco. Os Pólos de Inovação Digital, também designados por Digital Innovation Hubs (DIH), são espaços que visam ajudar pequenas e médias empresas (PME) e a Administração Pública (AP) na adoção do digital, prestando cinco serviços nucleares:
1 | Testar antes de investir
2 | Formar no digital
3 | Fomentar relacionamentos
4 | Apoiar no financiamento
Facilitar a identificação de incentivos e fontes de financiamento e apoiar na sua angariação. Auxiliar as PME e a AP a viabilizar os investimentos necessários à sua transformação digital.
5 | Suportar a incubação
Disponibilizar condições de aceleração do empreendedorismo. Acolher startups e apoiar na sua incubação e crescimento.
Informação complementar
Adicionalmente, cada pólo poderá disponibilizar serviços complementares relacionados com as suas áreas específicas de atuação, bem como promover o apoio na avaliação da maturidade digital e o suporte à certificação da maturidade digital (Selos de Maturidade Digital).
benefícios
- Conhecimento de soluções digitais: “saber o que existe e o que se aplica a mim”
- Minimização de riscos e priorização de investimentos digitais: “investir em quê/onde investir e investir em segurança”
- Apropriação de competências no digital: “saber fazer”
- Acesso a novas oportunidades e captura de sinergias: “aprender com os outros e dar-me a conhecer”
- Obtenção de financiamento: “conseguir investir”
- Alicerçar: “criar e prosperar a minha ideia/o meu negócio”
Rede Nacional de Pólos de Inovação Digital
Em Portugal existem 17 pólos com diversos focos (setorial, tecnológico e regional). A rede cobre o território continental, Madeira e Açores.
Constituídos por consórcios, que abrangem várias entidades, desde laboratórios colaborativos (denominados CoLAB) a clusters, passando por Centros de Interface Tecnológico (CIT), universidades, institutos politécnicos, associações, entidades públicas e privadas, os pólos reúnem experiência e várias valências de conhecimento, infraestruturas e instalações, laboratórios e equipamentos ao dispor das PME e da AP.
Além das três tecnologias prioritárias assumidas pela Comissão Europeia – cibersegurança, inteligência artificial (IA) e programação de elevado desempenho –, os pólos portugueses abrangem as seguintes valências:
- Indústria/manufatura
- Turismo
- Mobilidade
- Economia do mar
- Construção
- Cibersegurança
- Foco regional
- Defesa
- Telcos e TICE
- Agroalimentar
- Sustentabilidade urbana
- Saúde
- IA e ciência de dados
Rede Europeia de Pólos de Inovação Digital (EDIH - European Digital Innovation Hub)
A Rede Nacional de Pólos de Inovação Digital está conectada à rede europeia, permitindo a obtenção de sinergias, a criação de parcerias, a partilha de conhecimentos e experiências e a abertura de mercados.
Usufruir desta relação potencia ainda mais os DIH portugueses e cria um conjunto vasto de oportunidades para as PME nacionais reforçarem a sua competitividade.
Explore também
Testbeds
Aumentar o número de pilotos de novos produtos e maximizar o seu potencial de comercialização.
Zonas Livres Tecnológicas - ZLT