A transformação digital das organizações é um processo inevitável. Representa uma oportunidade para aumentar a competitividade, reforçar e preparar o seu negócio para o futuro. Faça parte desta caminhada, adira ao digital e certifique a sua organização. Aceda à plataforma da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) ou contacte diretamente uma entidade certificadora acreditada.
Possuir um Selo de Maturidade Digital é sinal de confiança, competitividade e progresso.
É o reconhecimento do compromisso com o digital.
Uma organização certificada nas dimensões de cibersegurança, acessibilidade, privacidade e/ou sustentabilidade demonstra que o negócio segue as boas práticas no âmbito da maturidade digital e comprova a conformidade com os normativos do Instituto Português da Qualidade (IPQ).
A certificação de maturidade digital está acessível a qualquer organização, do setor privado ou público.
- Minimizar a sua exposição ao cibercrime (certificação de cibersegurança)
- Aumentar o seu potencial de interagir com novos clientes (certificação de acessibilidade)
- Melhorar a sua capacidade de gerir dados sensíveis (certificação de privacidade)
- Contribuir para o combate às alterações climáticas (certificação de sustentabilidade)
- Incrementar a sua notoriedade e o seu negócio
As quatro dimensões de certificação são cibersegurança, acessibilidade, privacidade e sustentabilidade.
Qualquer organização pode certificar-se nas dimensões que considerar mais relevantes e/ou prioritárias para o seu negócio.
Para cada uma das quatro dimensões existem três conjuntos de requisitos técnicos que correspondem a três níveis de maturidade digital, nomeadamente: Bronze, Prata e Ouro.
A exigência dos requisitos técnicos aumenta pela ordem Bronze – Prata – Ouro, sendo Bronze o nível de maturidade digital menos exigente e Ouro o mais exigente. A certificação de um nível superior implica o cumprimento dos requisitos técnicos do nível inferior.
Existem quatro selos, um para cada dimensão de certificação, e um selo global. Este último, o Selo de Maturidade Digital Global, apenas pode ser atribuído quando a organização tiver pelo menos o nível Bronze a todas as dimensões de certificação.
Os selos apresentam a dimensão da certificação e o respetivo nível de maturidade digital alcançado pela organização.
Os selos de certificação de maturidade digital têm reconhecimento mútuo com o Digital with Purpose, promovido pela GeSI – Global Enabling Sustainability Initiative.
O Digital with Purpose é um movimento internacional que une sustentabilidade e tecnologia, juntando parceiros públicos e privados de várias partes do mundo. O principal objetivo da iniciativa é criar mais valor de negócio através da tecnologia digital, indo ao encontro do cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.
A certificação é obtida através de uma auditoria conduzida por uma entidade certificadora independente, acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).
A auditoria consiste na verificação do cumprimento da norma (publicada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e na evidência de que a organização cumpre o respetivo conjunto de requisitos técnicos.
Para iniciar o processo de certificação aceda à plataforma da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) ou contacte diretamente uma entidade certificadora acreditada.
Antes de iniciar o processo de certificação, avalie o nível de prontidão de certificação digital do seu negócio.
Ferramenta brevemente disponível.
Brevemente disponível.
Brevemente disponível.
Mais informação em Sistemas de incentivos às empresas.
IPAC – Instituto Português de Acreditação
IPQ – Instituto Português da Qualidade
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
EMPD – Estrutura de Missão Portugal Digital
Explore também
Avaliação da maturidade digital
Conheça a maturidade digital da sua organização e desenhe um plano de transformação digital.
Sistemas de incentivos às empresas
Apoios às empresas localizadas em território português, inseridos sobretudo no Portugal 2020 e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).