O que é?
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê a medida de Comércio Digital. Esta consiste na promoção da digitalização de PME, focada no setor comercial.
Pretende-se ativar os canais de comércio digital, incorporar tecnologia nos modelos de negócio e desmaterializar os processos com clientes e fornecedores por via da utilização das tecnologias da informação e comunicação.
Esta medida integra 3 iniciativas:
Iniciativa que consiste na criação de 25 aceleradoras de proximidade, locais ou regionais, que apoiam a transição digital de micro, pequenas e médias empresas com atividade comercial, bem como um sistema de incentivos financeiros à digitalização dos modelos de negócio.
As aceleradoras vão desenvolver as seguintes atividades:
- Avaliar a maturidade digital das empresas
- Propor um plano de transição digital
- Acompanhar as empresas de comércio e que prestam serviços de proximidade, no sentido de reforçar a sua presença digital e adaptar o seu modelo de negócio
- Apoiar as empresas a acederem a um sistema de incentivos que apoia o investimento em tecnologia ou a presença digital.
Esta iniciativa consiste na criação de 50 bairros digitais, com financiamento para investimentos em tecnologia digital em áreas físicas delimitadas. É valorizada a evidência física associada à digitalização dos espaços e serviços, contribuindo para a dinamização do setor do comércio e serviços.
Tal alteração envolve a compreensão por parte das empresas de conceitos como a omnicanalidade, a venda online, promoção, marketing digital, integração digital e logística dos operadores económicos.
Esta iniciativa consiste no apoio ao investimento no desenvolvimento de serviços ligados à sensibilização, capacitação e consultoria, com duas vertentes:
- Internacionalização das PME através de um programa que visa aprofundar a promoção do comércio eletrónico para novas exportadoras
- Lançamento de um novo programa de apoio individualizado para a promoção digital orientado para a diversificação de mercados em empresas que já tenham experiência internacional consolidada
Para quem?
As medidas de comércio digital destinam-se a apoiar os operadores que têm atividade na área do comércio, com foco nas PME, promovendo o aumento da sua maturidade digital.
Financiamento
A medida de Comércio Digital tem uma dotação total de 135 milhões de euros no PRR, distribuídos pelas 3 iniciativas:
- Aceleradoras de Comércio Digital – 55 milhões de euros
- Bairros Comerciais Digitais – 55 milhões de euros
- Internacionalização via e-commerce – 25 milhões de euros
DESCARREGUE O DOCUMENTO
“BAIRROS E ACELERADORAS DE COMÉRCIO DIGITAL"