Comércio digital

Medida para apoiar a digitalização de empresas com atividade comercial. 

O que é? 

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê a medida de Comércio Digital. Esta consiste na promoção da digitalização de PME, focada no setor comercial. 

Pretende-se ativar os canais de comércio digital, incorporar tecnologia nos modelos de negócio e desmaterializar os processos com clientes e fornecedores por via da utilização das tecnologias da informação e comunicação.

Esta medida integra 3 iniciativas:

Iniciativa que consiste na criação de 25 aceleradoras de proximidade, locais ou regionais, que apoiam a transição digital de micro, pequenas e médias empresas com atividade comercial, bem como um sistema de incentivos financeiros à digitalização dos modelos de negócio. 

As aceleradoras vão desenvolver as seguintes atividades:

  • Avaliar a maturidade digital das empresas
  • Propor um plano de transição digital
  • Acompanhar as empresas de comércio e que prestam serviços de proximidade, no sentido de reforçar a sua presença digital e adaptar o seu modelo de negócio
  • Apoiar as empresas a acederem a um sistema de incentivos que apoia o investimento em tecnologia ou a presença digital.

Esta iniciativa consiste na criação de 50 bairros digitais, com financiamento para investimentos em tecnologia digital em áreas físicas delimitadas. É valorizada a evidência física associada à digitalização dos espaços e serviços, contribuindo para a dinamização do setor do comércio e serviços.

Tal alteração envolve a compreensão por parte das empresas de conceitos como a omnicanalidade, a venda online, promoção, marketing digital, integração digital e logística dos operadores económicos.

Esta iniciativa consiste no apoio ao investimento no desenvolvimento de serviços ligados à sensibilização, capacitação e consultoria, com duas vertentes:

  • Internacionalização das PME através de um programa que visa aprofundar a promoção do comércio eletrónico para novas exportadoras
  • Lançamento de um novo programa de apoio individualizado para a promoção digital orientado para a diversificação de mercados em empresas que já tenham experiência internacional consolidada

Para quem?

As medidas de comércio digital destinam-se a apoiar os operadores que têm atividade na área do comércio, com foco nas PME, promovendo o aumento da sua maturidade digital.

Financiamento

A medida de Comércio Digital tem uma dotação total de 135 milhões de euros no PRR, distribuídos pelas 3 iniciativas:

  • Aceleradoras de Comércio Digital – 55 milhões de euros
  • Bairros Comerciais Digitais – 55 milhões de euros
  • Internacionalização via e-commerce – 25 milhões de euros

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“BAIRROS E ACELERADORAS DE COMÉRCIO DIGITAL"

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