Acelerar a transição digital da Administração Pública através da utilização da cloud.
O que é?
A cloud é uma rede de computadores remotos ligados pela internet que permite armazenar e gerir dados, executar aplicações e fornecer serviços. A Estratégia Cloud para a Administração Pública tem como objetivo promover a utilização da cloud pelas entidades públicas.
Quais os ganhos para a Administração Pública?
A estratégia de adoção cloud pela Administração Pública baseia-se em 5 princípios:
- Segurança e soberania da informação e dos dados como requisitos críticos
- Criar soluções com base nos serviços na cloud pública
- Privilegiar serviços cloud conforme disponibilizados pelos fornecedores
- Monitorizar consumo e qualidade dos serviços cloud
- Definir uma estratégia operacional de saída de cada serviço cloud
Benefícios
- Ganhos de eficiência, maior flexibilidade e escalabilidade, garantia de segurança cibernética e privacidade de dados. No BUPi - Balcão Único do Prédio o impacto da adoção da cloud é visível
- O incentivo à inovação e a aceleração da transição digital que a cloud permite
- Disponibilizar instrumentos de gestão para apoiar os responsáveis da Administração Pública na tomada de decisão de migrar, ou não, cada sistema de informação para a cloud
Explore também
Simplificação da Contratação de Serviços TIC
Medida que simplifica e acelera a aquisição de bens e serviços em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).