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Na atual era da quarta revolução industrial, caracterizada por exponencial digitalização da sociedade e da economia, torna-se imperativa a transição de Portugal para um país mais digital e, consequentemente, mais competitivo e mais fortalecido a nível internacional.

Neste contexto, é criado o Plano de Ação para a Transição Digital, que se assume como o motor de transformação do país, tendo como propósito acelerar Portugal, sem deixar ninguém para trás, e projetar o país no mundo.

Na génese da elaboração do Plano de Ação, foram seguidos seis princípios orientadores fundamentais, concretamente:

  1. Foco transversal, no cidadão, nas empresas e no Estado enquanto dimensões estruturantes da transição digital;
  2. Ambição, no sentido de colocar Portugal como referência internacional, tendo como benchmark os melhores exemplos à escala global assim como práticas e standards europeus e globais;
  3. Pragmatismo, capitalizando os diversos programas e estratégias existentes em Portugal relativos ao domínio digital, quer da esfera pública quer privada;
  4. Envolvimento dos vários agentes públicos e privados na implementação do programa, e no acompanhamento, monitorização e divulgação de resultados e impactos obtidos;
  5. Comunicação e promoção da estratégia em Portugal e a nível internacional, numa perspetiva multicanal, assente na nova marca «Portugal Digital»;
  6. Monitorização e responsabilização dos diversos responsáveis através da definição e implementação de um modelo transparente para a monitorização de resultados e impactos;
  7. Replicação, reutilização e sustentabilidade: aproveitando casos de sucesso e de insucesso para apoiar as entidades públicas, evitando esforços redundantes e aproveitando a experiência acumulada; incentivando a reutilização de propostas de valor e normalização de soluções partilhadas; e garantindo a capacidade das próprias entidades públicas para interiorizarem as competências e garantirem no longo curso a sua capacidade de atualização e reinvenção.