Programa de requalificação profissional para a área das tecnologias digitais, com formação intensiva seguida de integração no mercado de trabalho.
O que é?
Programa de requalificação profissional para a área das tecnologias digitais, dirigido a pessoas desempregadas ou em situação de subemprego, para que tenham formação intensiva em instituições de ensino superior, seguida de integração no mercado de trabalho. O que diferencia este programa é o conteúdo da formação, o local e o número de formandos serem definidos pelas empresas, em função das suas necessidades, facilitando a empregabilidade no final da formação.
Para quem?
Desempregados ou em situação de subemprego, com pelo menos o ensino secundário completo.
Etapas
Etapa 0 | Levantamento de necessidades
As empresas identificam as suas necessidades de contratação, indicam as áreas tecnológicas e os locais onde precisam de pessoas qualificados.
Etapa 1 | Candidatura e seleção
Os candidatos registam-se no site UPskill. A seleção é feita com recurso a testes online e entrevista.
Etapa 2 | Formação em tecnologias de informação, comunicação e eletrónica
Preferencialmente presencial, entre 3 a 6 meses, em instituições de ensino superior, com acesso a uma bolsa de formação suportada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Etapa 3 | Estágio ou formação em contexto de trabalho
3 meses de formação profissional em contexto de trabalho, realizado nas empresas aderentes ao programa UPskill, com bolsa de formação assegurada pela empresa onde a pessoa for colocada.
Etapa 4 | Integração no mercado
As empresas comprometem-se a contratar pelo menos 80% dos formandos que tenham sucesso na formação e passem nas entrevistas com as empresas, com um salário não inferior a 1.200 euros (valor bruto, incluindo subsídio de alimentação).
Benefícios
- Reconverter pessoas de outras áreas em profissionais TIC
- Apostar em trabalho qualificado com melhores remunerações e forte empregabilidade
- Assegurar oportunidades de emprego a pessoas desempregadas ou em situação de subemprego
- Responder às necessidades específicas de contratação das empresas
- Aumentar o emprego qualificado no interior do país
Se é para ter acesso a novas oportunidades, eu quero. Conheça os testemunhos de quem participou.
promotores
Entidade coordenadora:
Entidades envolvidas:
Explore também
Academia Portugal Digital
A Academia Portugal Digital vai nascer em março de 2022 para que todos os cidadãos, nas várias fases da vida, possam melhorar as suas competências digitais. Queremos capacitar os portugueses rumo a uma nação + digital.